Quero ser modelo - Agência de Modelos V2Models
Para fazer parte do casting da V2 Models a pessoa passa por alguns passos: ela pode ser abordada por um de nossos scouters (caça-talentos) e assim receber um cartão da agência para agendar uma entrevista ou ela pode se cadastrar diretamente pelo site na área de contato. A partir daí, será agendado uma entrevista pessoalmente para analisar o perfil da pessoa, tanto fisicamente quanto em relação a postura e será passado para o mesmo, qual é o nosso método de trabalho. A V2 Models tem como papel principal a divulgação dos seus agenciados para o mercado publicitário em geral, deixando claro que não garantimos trabalhos pois o papel da escolha dos modelos cabe ao contratante. A partir do momento que a pessoa está agenciada, ela terá total assessoria para conquistar seu espaço nesse mercado, e sua agenda será controlada por nós!
A agência debita 35% do cachê do modelo, sendo 20% a taxa de agenciamento e 15% referente impostos sobre as notas fiscais dadas aos clientes pelos trabalhos realizados. Todo trabalho deve ser feito mediante contrato e assinado em 3 vias pelo cliente, pela agência e pelo modelo (ou responsável no caso de menores de idade).
Casting é a seleção de modelos para um determinado trabalho. Os clientes procuram a V2 Models, passam o perfil do modelo que eles precisam, a agência seleciona o material fotográfico desses modelos e encaminha para o cliente (esse envio pode ser feito através da internet ou através de material físico, dependendo do cliente). O cliente seleciona os modelos que se encaixam dentro do perfil que eles procuram e agendam o teste pessoalmente. Os modelos selecionados devem comparecer ao local do teste, no horário marcado (nunca chegar atrasados), vestidos adequadamente e com seu book para apresentação. A resposta do cliente nunca é passada diretamente ao modelo. Após a escolha do cliente, o mesmo entra em contato com a agência e informa o resultado do teste. Cabe a agência informar o resultado para seus modelos!
O composite é a principal forma de divulgação do modelo dentro da agência. Funciona como um currículo, nele são colocados algumas fotos do modelo escolhidas pela agência, suas medidas (altura, manequim, sapato, etc) e características (como cor de olhos e cabelos). As informações contidas no composite devem sempre estar atualizadas!!
Para não fazer feio, confira este pequeno dicionário e conheça as expressões mais usadas no métier. Observe:

“Cada vez que um cliente pretende divulgar um produto ele procura uma Agência de Publicidade para criar uma campanha de divulgação. Depois de elaborar um lay-out e submete-lo à aprovação do cliente, ela procura uma Produtora que será responsável pela execução da peça publicitária. A Produtora procura uma Agência de Modelos e especifica o tipo de garotas adequadas ao trabalho em questão. A Agência seleciona as garotas e manda à Produtora seus composites ou encaminha as próprias modelos – munidas de seus respectivos books — para uma entrevista e/ou seleção (tarefa desempenhada pelo booker). O Manager da agência é o responsável pelo acerto de cachês, veiculação, direito do uso de imagem, etc.”

AGÊNCIA DE MODELOS — Empresa de prestação de serviços que contrata modelos para participar de anúncios na televisão, editoriais de revistas de moda, capas de publicações e publicidade em geral. Faz a ponte entre o cliente e a modelo.

AGÊNCIA DE PUBLICIDADE — Empresa de prestação de serviços, especializada no planejamento, organização e execução de programas de propaganda e publicidade para seus clientes. Elabora campanhas, peças e planos promocionais. Cria anúncios apropriados para diversos veículos (rádio, televisão, jornal, revista, etc.) e cuida de sua publicação e transmissão.

ANUNCIANTE — Entidade, empresa, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda para vender seu produto.

ANÚNCIO — Informação publicitária de uma marca, produto, serviço ou instituição. Sua apresentação pode ser feita através de palavras, imagens, música, recursos audiovisuais, efeitos luminosos, etc., veiculada pelos meios de comunicação.

APONTAMENTO — (ou appointment) Compromisso da modelo, que é determinado pelo booker. A Agência faz os contatos com os clientes e envia a modelo para entrevistas, seleção para comercial de televisão, etc.

AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM — Documento expedido pelo fotógrafo, agência ou editora para utilização legal das fotos ou imagens em que a modelo aparece.

BOOK — Pasta ou álbum contendo as melhores fotos e trabalhos publicados da modelo.

BOOKER — (do verbo “to book” – reservar ou confirmar uma atividade) Pessoa responsável pela agenda de compromissos profissionais da modelo. É o mediador entre o cliente e a modelo. É o responsável por indicar as modelos de acordo com o pedido dos clientes. Não só fiscaliza como também orienta o trabalho e conduta da modelo.

BREAK — Intervalo durante o trabalho.

BRIEFING — Instruções dirigidas a quem responde pela execução de uma campanha publicitária ou cobertura jornalística.

CACHÊ — Pagamento recebido pela modelo.

CASTING — É o elenco de modelos de uma agência. Também é o nome dado às sessões em que as modelos se apresentam para escolha de um trabalho.

CATÁLOGO — Peça de propaganda, normalmente extenso, que mostra através de fotos todos os produtos oferecidos em uma determinada ocasião.

CLOSE — Foto em plano fechado. Normalmente de rosto.

COMPOSITE — Cartão impresso contendo algumas fotos em cores ou branco-e-preto — geralmente de trabalhos publicados — acompanhadas das medidas da modelo.

DISPLAY — Peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir um produto. Pode ser colocado sobre balcões, em vitrines, paredes ou pendurado no teto.

EDITORIAL — Artigo de responsabilidade da publicação e que pode ou não expressar uma opinião. Em moda é a produção de matéria sobre o assunto.

ENCARTE — Folha ou conjunto de folhas (que formam um caderno) com anúncios ou matérias que é inserido em jornais ou revistas.

ENSAIO FOTOGRÁFICO — Conjunto de fotos feitas normalmente dentro de uma mesma temática, com objetivo artístico ou comercial. O ensaio é o melhor exercício para a modelo: ela aprende a se soltar e pode testar novas maneiras de se apresentar diante das câmeras.

ESTANDE — (ou stand) espaço ocupado pelas empresas em feiras ou convenções.

EXCLUSIVIDADE — Termo de compromisso acordado entre a modelo e o cliente ou a agência que a impede de trabalhar para concorrentes. Essa exclusividade deve sempre ser bem paga.

EXTERNA — Sessão fotográfica ou filmagem feita ao ar livre.

FECHAMENTO — Conclusão de todos os trabalhos de uma publicação. Prazo final para a entrega de fotos e textos para a publicação.

FIGURANTE — ( ou extra) Pessoa que participa de uma gravação ou fotografia ocupando espaço secundário.

FOLDER — Peça de propaganda que reúne texto e foto impresso em papel de qualidade superior usado para divulgar um produto.

FOTÓGRAFO — Tomas as decisões sobre o assunto. Interfere, quando necessário, na escolha das modelos, escolhe o tipo de filme ou o estilo da foto.

FREE-LANCER — Profissional autônomo, que trabalha por conta própria, sem vínculo empregatício. Faz trabalhos do tipo free-lance. Dificilmente encontra respaldo ou ajuda das agências diante de problemas oriundos de relações profissionais malsucedidas.

FUNDO INFINITO — Parede de um estúdio que alcança o chão em curva e não em ângulo reto. Quando usado tira a noção de distância entre a modelo e o fundo (background).

GRIFFE — Palavra francesa usada para definir a marca de uma confecção sofisticada ou a “assinatura” de um estilista ou designer muito conhecido.

INSTITUCIONAL — Propaganda que tem como maior objetivo, promover uma imagem favorável de um produto, marca, empresa ou serviço.

LAY-OUT — Esboço de uma página de revista ou anúncio que a agência apresenta para o cliente para sua aprovação ou alterações.

LOCAÇÃO — Qualquer lugar fora do estúdio (interior ou exterior) onde se produz uma filmagem ou fotografia.

LOOK — É o visual da modelo, a imagem que ela passa para os outros.

MAKE-UP — É o mesmo que maquilagem ou maquiagem.

MALA DIRETA — Peças de propagandas (folhetos, catálogos, etc.) enviados pelo correio para divulgação de produtos ou serviços.

MANAGER — Profissional que dirige uma empresa ou determinada área de atividade. No caso das agências, é o responsável pelas grandes decisões. É o gerente da agência.

MAQUIADOR — Cuida da pele da modelo. Prepara a pele, corrige imperfeições, ou mesmo as cria, se necessário, de acordo com o roteiro. Trabalha o tempo todo, cuidando para que a pele da modelo não sofra alterações pelo suor ou efeitos de luz.

MARKETING — É a política de anúncio ou venda de um produto.

MÉTIER — É o meio específico de uma determinada categoria profissional.

MERCADO — Público consumidor que estabelece relação de oferta e procura de produtos ou serviços. Para a modelo, é o mercado da moda, das revistas, dos desfiles, etc..

MÍDIA — São os meios de comunicação. Os jornais e as revistas são a mídia impressa. O rádio e a televisão são a mídia eletrônica.

OUTDOOR — Cartaz gigante exposto ao ar livre. É uma das maiores peças da propaganda.

PACOTE — Quando a modelo fecha um contrato com vários tipos de trabalhos que serão feitos conjuntamente.

PÁGINA DUPLA — Foto ou anúncio de duas páginas.

PAUTA — Termo usado nos meios de comunicação para definir o resumo do assunto a ser discutido ou tratamento a ser dado a uma matéria.

PEÇA DE PROPAGANDA — Cada um dos elementos produzidos para uma campanha: anúncio, encarte, display, etc..

PONTO DE VENDA — Estabelecimento comercial onde o produto é adquirido pelo consumidor.

PORTFOLIO — (ou portifólio) O mesmo que book.

PRODUTOR — É o responsável pela preparação de tudo o que será usado numa produção. Compra, aluga ou consegue emprestado os elementos de cena, monta a agenda de trabalho, indica locações. É, normalmente, quem mais trabalha. Nas grandes produções, existem produtores específicos para cada área.

PÚBLICO-ALVO — Parcela da população a que se destina a mensagem publicitária.

REDAÇÃO — Local de trabalho onde jornalistas fecham uma revista ou outra publicação.

RELEASE — Texto informativo, com o objetivo de divulgar o lançamento de um produto.

REPRINT — Reprodução de um anúncio para ser usados em pontos de venda ou distribuídos de forma avulsa. É a reimpressão de um trabalho já executado.

REUNIÃO DE PAUTA — Reunião em que se decide quais assuntos serão abordados na próxima edição de uma publicação.

SCOUTER — Pessoa contratada pelas agências como caça-talentos, que vão buscar novos rostos fora dos grandes centros.

SELO — (ou etiqueta) Marca utilizada para frisar determinada característica de um produto.

SPA — Tipo de hotel com infra-estrutura adequada ao tratamento estético ou relaxamento de seus hóspedes. Originalmente é o nome de uma pequena cidade da Bélgica.

STILL — Fotografia de objetos montados em estúdio.

TIRAGEM — O total de exemplares de uma publicação.

TOP MODEL — Modelo de grande projeção.

VEICULAÇÃO — Distribuição de anúncios de uma campanha publicitária a veículos de propaganda (jornais, revistas, etc.).